sábado, 11 de fevereiro de 2012

 

SERRANO SOFRE COM OS ALAGAMENTOS NA PARTE BAIXA DO BAIRRO.

BAIRROS DE CAXIAS SOFREM COM ENCHENTES POR CAUSA DAS FORTES CHUVAS


Conforme mencionamos em matérias anteriores sobre a forte chuva ocorrida na última terça-feira, acompanhamos muitas complicações em bairros da cidade de Caxias do Sul que sofreram alagamentos. O bairro Serrano foi mais um destes que esta precisando de ajuda, da população em geral, por isto o Jornal Observatório, pede a quem ler estas matérias pelo site ou pelo jornal impreso que se sensiibilize a jude as famílias que perderam praticamente tudo.Sepossível leve roupas e alimentos a estas famílias ou deixe na FAZ que repassará para as famílias desabrigadas.



Nos conversamos com algumas famílias, do bairro Serrano na area Verde na conhecida Vila Sapo.   A seguir temos fotos do local onde aproximadamente 50 casas foram atingidas e perderam praticamente tudo. 




A Associação de Moradores (AMOB Serrano) encaminhou a solicitação para retirada das famílias que estão em situação de risco, mas até presente momento nada de concreto foi feito em beneficio da comunidade. O Sr. Valdecir Janela de Oliveira relata que na sua casa perdeu a geladeira, fogão, pia, micro ondas, TV, cama, colchões, roupas e entre outros pertence – sobrou somente a comida que coloquei na parte mais alta da casa. Preciso da ajuda da Prefeitura, não tenho para onde ir. Sou trabalhador e preciso de moradia e dignidade. Esta situação não é vida. Precisemos da ajuda da Prefeitura para nos arrumar um lugar onde poderemos ter um lar, saúde e dignidade humana.



O morador Carlos Alex Pereira da Rocha relata que perdeu tudo, pois a água subiu do arroio 2,5 metros de altura,  tivemos que contar com ajuda do corpo de bombeiros para nos socorrer, é triste ter que conviver nesta situação, perdi dois cachorros e um coelho que morreram afogados pela água, perdi a geladeira, fogão, pia, micro ondas, TV, cama, colchões, roupas e entre outros.


Morador perdeu inclusive seus animais de estimação  
A Prefeitura se comprometeu junto com o samãe que iriam resolver este problema, mas até agora não passa de promessas. Conforme o Presidente do Bairro Serrano  Clair Girardi (Kiko), relata que é lamentável esta situação, estou cansando de tanto cobrar solução e marcar reuniões e não obter resultado. Cada vez que ocorre uma reunião apenas desculpas e desculpas na pratica nada funciona. Não podemos perder a esperança, as eleições estão chegando e quem sabe algumas obras começam aparecer. Estou no aguardo da Prefeitura para oferecer ajuda a estas famílias com alimentação e local apropriado para morar. Como Presidente do Bairro Serrano trabalho pela comunidade, mas em certos assuntos precisemos da cooperação das secretarias da Prefeitura para em conjunto resolver estes problemas.



O diretor de Obras do bairro Serrano  Juliano Valim Soares  e Conselheiro do Municipal da Saúde de Caxias do Sul RS , Região Leste conta  que  encaminhou diversos documentos, protocolos a Prefeitura e Câmara de Vereadores Cobrando uma análise dos Técnicos dos órgãos competentes para verificar a possibilidade de elaborar algum projeto para esta localidade e a retirada destes moradores que estão em situação de risco. Existem muitas crianças e pessoas idosas e a riscos de doenças devido a ser uma área verde sem infra-instrutora. Precisemos de esclarecimentos da Prefeitura  Secretaria de habitação. Como diz alguns moradores, vamos esperar chegar as eleições para algum político aparecer na parte baixa do Bairro Serrano para se prontificar em ajudar quem de fato precisa???? OU apenas mais promessas...



A Codeca esteve no local recolhendo os entulhos dos moradores que perderam tudo na forte chuva de terça-feira, por isto a diretoria juntamente com o jornal Observatório pedem que os caxienses ajudem estas famílias com doações de alimentos e roupas para as famílias que perderam tudo. Quen não puder ir ao local que leve estes itens ao FAZ, que ajudará a distribuir alimentos, roupas, calçados etc….  



Estas fotos ficam sem legendas falam por si próprio




 




Nenhum comentário:

Postar um comentário