𝗔 𝘀𝗶𝘁𝘂𝗮çã𝗼 𝗱𝗮 𝗨𝗕𝗦 𝗔𝗻𝗮 𝗥𝗲𝗰𝗵 é 𝗚𝗿𝗮𝘃𝗲!
Falei sobre a gravidade da situação da UBS Ana Rech. Expus que estive visitando o local, juntamente ao Vereador Ricardo Daneluz e a Presidente do Conselho Municipal da Saúde, região Leste, Justina Rech, onde verificamos a existência de vários problemas.
A edificação está colocando em risco a vida e a integridade física dos usuários, tendo em vista que apresenta diversas irregularidades, como por exemplo:
- Falta porta de emergência em casos de incêndio;
- Todas as janelas possuem grades externas, que acabam obstruindo a saída dos usuários e profissionais que ali trabalham, em casos de emergência;
- Os corredores e portas são estreitos, causando dificultando a circulação de macas e cadeiras de rodas, assim alguns cadeirantes, tem que ser atendidos fora do consultório médico; - Sala de espera pequena, não suporta a demanda, principalmente na primeira hora da manhã, ocorrendo aglomeração de usuários. - Falta de toldo na parte externa, onde em dias de chuva usuários ficam expostos a mesma;
- Não tem sala de observação para no mínimo dois leitos;
Mostrei fotos de 2020, onde a fila para consultar era enorme, mostrando que o problema é antigo, de antes da Pandemia e que a UBS esta defasada, tanto em sua estrutura física, quanto em recursos humanos. Levando em conta que nestes últimos anos ocorreu um crescimento populacional importante na região e desenvolvimento desta localidade, assim se faz necessário a construção ou locação de uma nova estrutura física e ampliação nos serviços médicos, como, clínico geral, odontológico, pediatra, agente de saúde, ginecologista e assiste social.
Hoje uma médica faz milagres. Meses atrás, nem médico tinha, tanto eu, quanto o vereador Daneluz, cobramos, divulguei nas minhas redes sociais, e assim foi conseguido uma médica. Sem estes profissionais, os atendimentos estão comprometidos, os usuários estão sendo deslocados para outras UBSs, como Jardim Eldorado e Serrano ou para as UPAS (superlotando as mesmas).
É inadmissível esta situação, muitas famílias não tem dinheiro para a passagem de ônibus, olhem o desemprego na cidade. Quando estávamos lá, na visita, a enfermeira comunicou aos usuários, na fila, que não tinha mais consultas disponíveis, imagina a indignação das pessoas. Aproximadamente 50 pessoas foram embora sem consulta, algumas delas perderam a paciência e desacataram a profissional.
A UBS Ana Rech, atende a população dos seguintes bairros e loteamentos: Ana Rech, parte da Parada Cristal, Recanto das Cascatas, Parque dos Pinhais, Brasília, Santa Barbara, Santa Catarina de Ana Rech, Santo Anselmo, São Nicolau, Residencial Vista do Sol, Solar do Prado I e II, Villa Borghese, Vila Pinheiros, Vila Alpina, Vale dos Pinheiros, Travessão Pedro Américo, Travessão Cremona, Travessão Henrique D'ávila, Solar das Videiras e Faxinal, entre outros.
As demandas desta UBS e falta de profissionais médicos, mencionadas acima, já foram reivindicadas em reuniões mensais do conselho local de saúde, que acontecem nas UBSs dos Bairros Ana Rech, Jardim Eldorado e Serrano. Estamos cientes que o Prefeito Adiló, está trabalhando para que seja resolvido esta situação, mas temos que unir forças para resolver este problema o quanto antes. O Conselho de Saúde Local e Municipal da região Ana Rech e os profissionais da UBS, têm um olhar crítico perante a situação atual e grande preocupação com os problemas existentes.
Nos próximos dias será agendado reunião entre este Vereador, o Vereador Ricardo Daneluz, o Prefeito Adiló Didomenico e a Secretária da Saúde, Daniele Meneguzzi, para debater o assunto.
Vereador Juliano Valim, fazendo a diferença na vida das pessoas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário