𝐕𝐞𝐫𝐞𝐚𝐝𝐨𝐫 𝐉𝐮𝐥𝐢𝐚𝐧𝐨 𝐕𝐚𝐥𝐢𝐦, 𝐟𝐚𝐥𝐚 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐩𝐫é𝐝𝐢𝐨 𝐝𝐞𝐬𝐚𝐛𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐧𝐨 𝐒𝐚𝐦𝐮𝐚𝐫𝐚.
Na sessão, explanei sobre o prédio que está desabando no bairro Samuara.
Denunciei na tribuna, no mês de Abril, uma situação que estava levando preocupação aos moradores da Rua Guerino Zugno, no bairro Samuara. A construção foi abandonada há anos, qual está em um estado crítico, podendo cair a qualquer momento e causar uma tragédia, pois existem casas de ambos os lados e atrás da construção onde residem famílias.
Quando os moradores entraram em contato de imediato fui averiguar a situação, quando cheguei no local e olhei a construção fiquei impressionado, pois existiam rachaduras que minha mão passava, a parte da frente do edifício tomada pela vegetação alta e ainda fui informado que o local era utilizado para consumo de drogas” relata Valim.
Após fiz denuncia na Secretária do Urbanismo e Defesa Civil. Porém, terminado todo o trâmite do processo administrativo, a responsável técnica pela obra, juntou laudo informando que a obra era segura e não existia perigo de desabamento.
Não convencido, com o desfecho, solicitei audiência com o Ministério Público, mandei ao Promotor cópia dos Processos Administrativos, fotos e o laudo técnico. Assim após análise, o Procurador Adrio Gelatti, entendeu ser necessário dar andamento no inquérito.
Iniciou-se aí uma luta dentro do Ministério Público, por diversas vezes minha assessoria, peticionou no inquérito, pedindo andamento da investigação, pois conforme os dias passavam a situação ficava mais grave e com a chegada do inverno o perigo de desabamento aumentava.
Após intimar a engenharia que construiu o edifício, foi elaborado um Termo de Ajustamento de Conduta, no qual a empresa ficou de efetuar melhorias na obra para assim levar segurança aos vizinhos. Porém a obra estava embargada pelo Ministério do Trabalho, assim se iniciou nova batalha para a liberação dos reparos necessários na obra. Passado algum tempo, o Ministério do Trabalho fez a liberação, mas a construtora não realizou os reparos.
Então, nos últimos dias o Ministério Público ingressou com processo judicial contra a construtora, a obrigando a efetuar os reparos ou demolir a construção. Conforme os moradores, vizinhos a obra, semana passada uma equipe de pedreiros estavam no local roçando e arrumando as rachaduras.
Fico feliz por saber que estou conseguindo ajudar as comunidades, que sofriam há anos com esses problemas, mas, ao mesmo tempo, fico triste com o tamanho da burocracia dos órgãos públicos e até mesmo com as Leis, que muitas vezes são brandas. Já pensaram a tragédia que poderia ter ocorrido se o edifício do Samuara, tivesse caído, no mínimo uma família poderia ter morrido.
E o pior, é que existem diversos casos como esse pela cidade, que a solução é demorada, as vezes dá vontade de desistir, mas quando ocorre situações como essa, nos dá um gás para continuar buscando melhorias a população. Muitas pessoas acham que os políticos não fazem nada ou muito pouco, até acho que alguns não fazem mesmo, mas a maioria corre atrás, faz reunião aqui e ali, mas barra na burocracia do estado.
Vereador Juliano Valim, fazendo a diferença na vida das pessoas!
Crédito: Beto Boff
Nenhum comentário:
Postar um comentário